Sítio do Quinto-BA: Mercado municipal está em ruínas e pode desabar a qualquer momento.
A atual situação do Mercado Municipal nem de longe lembra a prosperidade de outras épocas, o local passou a ser sinônimo de descaso e abandono. Prefeito Cleigivaldo, tem sido omisso e fechou os olhos para o problema durante suas duas gestões.
É impossível falarmos do Mercado Municipal de Sitio do Quinto, sem antes reportarmos sua historia de construção do espaço. Como já é do conhecimento de muitas pessoas, o Mercado Municipal foi construído quando Sitio do Quinto era distrito de Jeremoabo na gestão do saudoso Deda ex-prefeito de Jeremoabo.
Moradores de Sitio do Quinto e comerciantes de carne reclamam da degradação do mercado municipal, abandonado pelo poder municipal que até hoje nada de concreto fez para minimizar o problema e evitar uma tragédia anunciada.
Sitio do Quinto com seu Mercado de quase 50 anos patrimônio histórico precisam ser reformado, pois esta edificação está sofrendo com a sua degradação, pela falta de manutenção pois muitos comerciantes temem pelo mercado que começa a desmoronar.
Como podemos ver as peças que dão sustentação ao telhado não estão resistindo ao tempo e as intempéries, e não resistirão por muito tempo. Também as fachadas e as paredes laterais sem qualquer reboco, notamos que o destino desta edificação ruína total.
Falta de limpeza e higiene no açougue público coloca a saúde da população em risco
Espalhadas ou penduradas sobre o balcão, às carnes estão expostas a todo o risco de contaminação no açougue público da cidade de Sitio do Quinto. Diante disso, a equipe de jornalismo do Sitio News resolveu ver de perto a situação do mercado e constatamos as reais condições de comercialização das carnes no município.
Como podemos observar é comprometida pela total falta de higiene e que as pessoas podem ter graves problemas de saúde ao consumir os produtos manuseados naquele local extremamente insalubre. Todas as exigências da legislação sanitária são desrespeitadas.
Constata no local que não houve uma ação imediata do poder público municipal no sentido de reformar o mercado para a população, onde continuam correndo sérios riscos de saúde. A carne dos animais abatidos no matadouro de Paulo Afonso é vendida normalmente no mercado público no dia da feira livre. É fundamental que as autoridades tomem uma iniciativa no sentido de resolver o problema.
Ads not by this site
Prefeito tem sido omisso com a situação |
A principal preocupação de alguns consumidores é com a higiene das carnes comercializada. “As carnes não podem ficar expostas desse jeito e pôr em risco a saúde da população”, reclamou uma dona de casa.
Outro comerciante fez questão de lembrar que são eles que estão pagando o transporte dos animais para serem abatidos na cidade de Paulo Afonso e eles que pagam para fazer a limpeza semanal do mercado “não sabemos para onde esta ta indo os 30,00 reais que todos nós pagamos de imposto toda semana para podermos comercializar a carne no Mercado” Desabafou outro comerciante.
Avaliando o problema como resultado de um misto de inércia por parte dos comerciantes que se acomodaram no local e da falta de atenção do poder público, que deveria fiscalizar e oferecer as condições necessárias à população, nossa reportagem tomou esta iniciativa em provocar a Vigilância Sanitária para o problema, porque já tínhamos feito um alerta antes em outra reportagem e até aqui não houve mudanças e nosso objetivo é chamar a atenção dos órgãos de defesa sanitária no sentido de uma visita ao estabelecimento para que avalie e usem seus poderes no sentido de que se façam melhorias para oferecer o melhor à população.
Essa matéria é para mostrar o descaso de uma administração que está na metade do seu segundo mandato a frete da prefeitura e não toma providencias, é inadmissível ver um patrimônio publico sendo destruído por incompetência administrativa.
A melhor forma de preservar o patrimônio público é através do respeito e interesse do próprio povo em assegurar a proteção dos seus bens, permitindo assim o exercício pleno da cidadania.
Fotos e reportagem Sitio News
Category: