Nono dígito passa a valer para os celulares dos estados do RJ e ES

Unknown | sexta-feira, outubro 25, 2013 |

MuEdição do dia 23/10/2013

24/10/2013 00h35 - Atualizado em 24/10/2013 01h07


Mudança terá de ser feita em 28,5 milhões de aparelhos nos estados.
Chamadas com oito dígitos serão completadas até o dia 5 de novembro.

Sandra PassarinhoRio de Janeiro, RJ
A mudança será feita em 28,5 milhões de aparelhos no Rio de Janeiro e no Espírito Santo. O dígito "9" será acrescentado à esquerda de todos os números atuais e todo mundo que ligar para um celular desses dois estados, não importa a cidade de origem, deve digitar o nove a mais. Muita gente já sabe da alteração. “Eu sabia que ia ter um número a mais, mas não sabia que seria a partir de domingo (27)", diz um dos cariocas entrevistados na reportagem.
Para evitar problemas, as chamadas com oito dígitos vão ser completadas normalmente até o dia 5 de novembro. A partir daí, os usuários vão receber uma mensagem pelo telefone com orientações sobre a mudança. Depois de 100 dias, as chamadas não serão mais completadas.
O Brasil tem atualmente mais de 260 milhões de linhas de celulares ativas e, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a oferta de novos números se esgotaria nos próximos meses. Com a mudança, cada DDD vai passar de 38 milhões de linhas para até 90 milhões.
O nono dígito será implementado em todo o país até o fim de 2016. A inclusão começou pela cidade de São Paulo em julho do ano passado. E, em agosto deste ano, chegou a todo o interior paulista. O especialista Gláucio Siqueira, que é professor de Engenharia de Telecomunicações da PUC-Rio, diz que a alteração é um processo simples, e não vai atrapalhar a vida do cliente. “O único inconveniente para o usuário é ter que mudar a agenda, é ter que colocar o nove na frente de todos os números na agenda, pois o resto fica a mesma coisa. O sistema é totalmente transparente para o usuário”, explica o especialista.
Sandra PassarinhoRio de Janeiro,

Category: